Ferdinand Piech deu dois grandes passos nesta segunda-feira em direção a um império automotivo global, unindo a montadora sueca de caminhões Scania à Volkswagen e preparando a Porsche para assumir o controle total da VW.
A ousadia coloca Piech - presidente do conselho da Volkswagen e cuja família austríaca controla a Porsche - como arquiteto de um grupo que fabrica desde pequenos carros e automóveis de luxo a pesados caminhões. A VW assumiu o controle da Scania, num acordo de 4,4 bilhões de dólares que a deixa mais próxima de seu objetivo de criar a líder de mercado em caminhões na Europa.
"Esse é um grande avanço para todas as partes envolvidas", afirmou o presidente-executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, durante conferência em Estocolmo, enfatizando que as dúvidas sobre a administração da Scania foram esclarecidas.
"Alguém poderia dizer que a empresa tem estado em jogo desde janeiro de 1999. Um período muito grande", afirmou o presidente-executivo da Scania, Leif Ostling, referindo-se a uma oferta da Volvo que não passou pela aprovação das agências reguladoras antitruste da Europa.
O mercado mal tinha digerido a surpresa quando a Porsche anunciou que iria aumentar sua participação votante na VW, de 31 por cento para a maioria, mas que não pretendia fundir as duas montadoras. Em reunião extraordinária, o conselho da Porsche autorizou o esperado movimento que representa um investimento adicional de 10 bilhões de euros (15,17 bilhões de dólares).
"Nosso objetivo é criar uma das mais fortes e inovadoras alianças do setor automotivo no mundo, que esteja à altura da crescente competição internacional", afirmou Wendelin Wiedeking, presidente-executivo da Porsche. O aumento para mais de 50 por cento não cria a necessidade da Porsche fazer uma oferta total pela VW porque a empresa já fez uma oferta de preço mínimo legal no ano passado acatada pelos investidores.
"Ainda acredito que no longo prazo veremos a Porsche baseada em três pilares: carros esportivos (Porsche), carros (VW) e caminhões (VW/MAN/Scania)", afirmou o analista Michael Punzet, da DZ Bank, em nota aos clientes.
Contudo, Piech, da Volkswagen, afirmou nesta tarde que não haverá uma fusão entre a MAN, Scania e VW.
Ferdinand Piech gave two great steps in this monday in direction global to a automotivo empire, joining the Swedish assembly plant of Scania trucks to Volkswagen and preparing the Porsche to assume the total control of the VW. The ousadia places Piech - chairman of the board of the Volkswagen and whose Austrian family controls the Porsche - as architect of a group that manufactures since small cars and automobiles of luxury weighed the trucks. The VW assumed the control of the Scania, in an agreement of 4,4 billion dollar leaves that it next to its objective to create the leader of market in trucks in the Europe. " This is a great advance for all the parts envolvidas" , it affirmed the president-executive of Volkswagen, Martin Winterkorn, during conference in Estocolmo, emphasizing that the doubts on the administration of the Scania had been clarified. " Somebody could say that the company has been in game since January of 1999. A period very grande" , it affirmed the president-executive of the Scania, Leif Ostling, mentioning itself offers it of the Volvo that did not pass for the approval of the regulating agencies antitrust of the Europe. The market badly had digested the surprise when the Porsche announced that it would go to increase its participation voter in the VW, of 31 percent for the majority, but that did not intend to cast the two assembly plants. In extraordinary meeting, the advice of the Porsche authorizeed the waited movement that represents an additional investment of 10 billion euros (15,17 billion dollar). " Our objective is to create one of the strongest and innovative alliances of the automotivo sector in the world, that is to the height of the increasing competition internacional" , it affirmed Wendelin Wiedeking, president-executive of the Porsche. The increase for more than 50 percent does not create the necessity of the Porsche to make offers total for the VW because the company already made offers of legal minimum price in the respected last year for the investors. " Still I believe that in the long stated period we will see the Porsche based on three pillars: esportivos cars (Porsche), cars (VW) and trucks (VW/MAN/Scania) " , it affirmed the analyst Michael Punzet, of the DZ Bank, in note to the customers. However, Piech, of Volkswagen, affirmed in this afternoon that will not have a fusing between the MAN, Scania and VW.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
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